Com certeza você já ouviu de alguém que fazer um mapa mental é ótimo para organização, gestão de informação e muito mais.
Mas você realmente sabe como funciona, o que é e quais são os verdadeiros benefícios dos mapas mentais?
Nesse artigo abordaremos tudo que você precisa saber antes de trazer o mapa mental para a sua rotina.
Então, vamos começar pelo básico:
O que é mapa mental?
A princípio, o mapa mental é uma ferramenta muito útil para gestão de informações. O melhor gerenciamento de informações leva ao melhor desempenho.
Assim, com o mapa mental conseguimos otimizar a memorização, através do conjunto de informações representadas por elementos visuais. Simplificando ideias, organizando informações, adquirindo assim, mais aprendizado.
Então, para organizar e aproveitar dos benefícios que essa ferramenta tem para oferecer, você precisa, antes de tudo, definir qual vai ser o principal objetivo dele.
Você pode usar um mapa mental para objetivos pessoais, profissionais e tudo que deseja organizar melhor.
Organizando assim, os seus pensamentos de acordo com determinado item.
Por exemplo, se você deseja organizar a sua vida, de um modo geral, não embaralhe tudo que deseja colocar, separe por pilares.
Pilares como vida financeira, saúde, estudos e muito mais. Fazendo isso, as informações ficam muito mais organizadas e fácil de visualizar.
Podendo acessar a qualquer hora, sem fazer bagunça dentro da sua cabeça. Facilitando a compreensão e resolução de problemas.
Como funciona?
Agora que você já sabe o que é um mapa mental, é importante saber como ele funciona.
Ele funciona como um diagrama, que é uma representação visual e bem estruturada de informações e ideias.
Com ele, você parte de uma folha em branco (ele pode ser digital também, existem diversas ferramentas voltadas a criação de mapas mentais), e define um tema central.
A partir desse tema, você vai criando e colocando as suas ideias, e elas podem ser representadas tanto por imagens, ícones, quanto por palavras-chave, e até mesmo pequenos textos.
Todas essas informações, são voltadas ao tema central, assim como no exemplo abaixo:
O mapa mental funciona como um organizador de ideias, que você pode retirar, adicionar informações que condizem com um determinado tema.
Benefícios e recursos
Já citamos alguns benefícios do uso do mapa mental na rotina, mas ainda podemos citar mais alguns:
- Melhora a organização
Com o mapa mental, você pode aproveitar para organizar a sua vida em todos os aspectos, incluindo estudos, trabalho, vida pessoal. Basta colocar todas as ideias e organizá-las dentro de um mapa bem estruturado.
- Avanço da memorização
A utilização frequente do mapa mental, promove uma melhora na memorização, uma vez que ele é uma representação visual dos seus objetivos. Fica mais claro e mis fácil de memorizar
- Traz mais qualidade ao trabalho
O melhor entendimento, faz o melhor desempenho. O rendimento em todos os seus projetos será maior, porque você vai encontrar a solução dos problemas mais facilmente.
- Bem-estar emocional
Uma vez que você utiliza o mapa mental da maneira correta, encontrando e solucionando problemas de maneira mais fácil, a sua autoestima aumenta, o seu estresse e ansiedade diminuem, proporcionando maior sensação de bem-estar.
Como criar planejamentos
O sucesso dos planejamentos está diretamente ligado a boas estratégias, ideias e decisões. E para isso, o mapa mental é fundamental, trazendo maior visualização.
Ele facilita todo o fluxo de ideias, que é extremamente importante na hora de estruturar uma ideia geral de um projeto.
Então, criamos o passo a passo de como criar esses planejamentos no mapa mental:
Resumão das ideias
Você pode começar colocando o nome do tema/projeto que você vai abordar. Sendo assim, você pode colocar alguns subtópicos, como palavras-chave do seu projeto. Esses elementos podem ser desenhos, ícones, textos…
Deixe a ideia fluir naturalmente, e não julgue as ideias, depois você pode desenvolvê-la com o tempo.
Organização das ideias
Depois de deixar as ideias rolarem, chegou a hora de começar a organização dessas ideias, para não deixar o seu mapa uma bagunça.
Você pode começar retirando as ideias que não serão aplicadas, estruturando muito bem os tópicos, deixando-os da maneira mais clara possível.
É fundamental, para deixar ainda mais claro, a utilização de imagens, notas, arquivos, e informações detalhadas.
Dessa maneira, você ainda pode destacar as informações principais, com cores, textos em negrito e outros.
Depois de ter esse “rascunho” bem estruturado, você pode criar uma apresentação, para melhor visualização e entendimento. Assim, você pode apresentar para outras pessoas analisarem se aquilo faz sentido ou não.
Definição da ideia
Aqui, você vai resumir toda a ideia e estruturar tudo dentro do seu mapa mental, já que você pode adicionar textos, imagens e até mesmo descrições em cada subtópico.
O que você precisa é resumir as ideias em tópicos e subtópicos, facilitando a visualização de quem vê. Sem que a pessoa precise pensar muito na hora de analisar. Isso vai facilitar a identificação de obstáculos.
Uma vez que a ideia é totalmente definida, podemos analisar de perto quais são os pontos fortes e pontos fracos dentro do seu documento.
Criação do mapa mental
Com tudo isso muito bem definido, você pode personalizar o seu mapa da maneira que quiser, estruturando muito bem os tópicos, subtópicos. Podendo utilizar recursos físicos, ou recursos online, que é o mais recomendado.
Assim, o seu planejamento utilizando o mapa mental está pronto.
Para quem é indicado
Mas como eu sei se o mapa mental é indicado para mim?
Não há um grupo de pessoas certo para indicar o uso dos mapas mentais.
Mas, certamente as pessoas que procuram maior organização e desempenho em diversas áreas da vida, e até mesmo para uma área só. O mapa mental é extremamente indicado.
Afinal, depois de todos esses benefícios, você não vai querer ficar de fora, né?
Se você pretende otimizar o seu estudo, otimizar o seu entendimento no trabalho, e até mesmo organizar seus projetos e ideias em diversas áreas da vida, o mapa mental é uma excelente ferramenta para você.
E até mesmo se você deseja adquiri algum dos benefícios citados acima, você já sabe o que deve fazer, não é mesmo?
Então, para te ajudar, nós trouxemos uma indicação para você!
Recomendação
Nós recomendamos que você utilize um mapa mental totalmente intuitivo, fácil de manusear, que é possível compartilhar com outras pessoas, e é possível fazer quantas alterações for necessário.
Para conhecer mais sobre essa recomendação, Clique Aqui e comece agora mesmo a mudar o seu estilo de vida para melhor!
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com alguém que também precisa saber disso.
Aproveite para ler mais artigos como esse em nosso Blog, e fique de olho no nosso Instagram para mais dicas!