O que é Roma e como criar o conteúdo certo?

O que Roma e Conteúdo tem a ver?

Na era da informação, uma das principais ferramentas utilizadas para impactar e atrair clientes, são os textos, ou seja, os conteúdos. Não qualquer texto, mas sim as copys. Mas é necessário conhecer muito bem a sua Roma.

É necessário saber produzir pelo menos dois tipos de conteúdo, os Conteúdos Raiz e os Conteúdos Nutella, para que você possa chamar atenção dos leitores.

As copys são textos com conteúdo propagado de forma digital para alcançar, reter e converter pessoas a compra ou interação de um produto ou serviço. Saber construir um conteúdo de qualidade, com alta retenção e boa conversão é o que você, e 80% das pessoas buscam.

Se você é uma dessas pessoas, eu tenho uma ótima notícia para você!

Neste artigo você encontrará a base de todo conteúdo, encontrará o que de fato precisa saber para construir um texto deste. 

O que é preciso saber para criar conteúdo?

Antes de tudo, para a construção de um material desses, seja um artigo, uma copy de uma postagem em suas mídias sociais, um E-book, sites ou até mesmo conteúdos audiovisuais como vídeos, Podcasts e propagandas. A necessidade de você definir a Roma de seus clientes e entendê-la, é imprescindível.

Sim, Roma, a capital da Itália.Mesma escrita, porém no mundo do marketing digital é utilizada de forma metafórica, para denominar onde seu cliente quer chegar. Um dos maiores nomes do mundo do marketing digital, Erico Rocha, faz uso desta definição devido uma analogia com o ditado popular “Quem tem boca vai a Roma”. Mostrando para todos que Roma, nesta frase, é onde o sujeito quer chegar.

Vamos usar um ótimo exemplo para que fique claro este conceito.

Exemplo:

Quando buscamos os serviços do nutricionista, você consegue definir qual é a Roma que buscamos?

A Dieta, o conhecimento do nutricionista ou o resultado que ambos irão gerar? 

Nesse caso, é o resultado, emagrecimento, ganho de massa magra, aumento de performance ou melhora na saúde de nosso corpo. Todos esses resultados citados são Roma de pessoas que buscam os serviços de um nutrólogo, e não o profissional. Ele e a dieta são os canais que te levarão à Roma, ou seja, o veículo para levar você  ao resultado. 

Agora que você sabe o que é Roma e como defini-la, elaborar os conteúdos será muito mais fácil, pois eles serão um canal para você mostrar a seu cliente, como seu produto ou serviço podem levá-lo à roma que ele procura. 

Pensando nisso, podemos dizer que temos dois tipos de conteúdos. O Raiz e o Nutella, o material Raiz é um conteúdo mais denso, ou seja, mais rico em detalhes, especificações, informações, análises e recomendações. Já os Nutella são conteúdos um pouco mais 

superficiais, trazem um valor em informação, porém não tão ricos e sem aprofundar muito.

Abaixo você poderá ver tudo sobre conteúdos raiz e conteúdos nutella, como usar, quais públicos atingem e suas especificações:

RAIZ

Conteúdo Raiz é aquele material elaborado que possui em sua composição uma riqueza de informações mais densas e profundas. Sua especificidade é uma das características mais relevantes, pois é onde conseguimos identificar que o material elaborado realmente é Raiz.

Conteúdos assim são muito utilizados, porém, infelizmente, pela grande maioria, de forma errada. A utilização deste conteúdo de forma errada acaba gerando um resultado inverso ao que ele pode te proporcionar, fazendo com que você diminua a quantidade de pessoas em sua audiência. 

Sabemos que o que buscamos são pessoas realmente interessadas em nosso conteúdo, e o que temos a oferecer. Usar o conteúdo Raiz pode proporcionar isso, porém, ter somente este tipo de conteúdo, fará com que sua audiência seja sempre a mesma. 

Para ser mais assertivo na construção deste material e saber como usá-lo, basta seguir a orientação de trazer informações mais profundas, ricas, detalhadas e específicas, em cima delas elabore uma análise com toda sua experiência e autoridade e por fim, traga seu ponto de vista e sua recomendação sobre o tema. Seguindo esta estrutura ao elaborar tais materiais, o resultado é que vejam você e sua empresa como referência no assunto.

A utilização de conteúdos Raiz atrai uma determinada audiência, que já conhece do assunto, mas quer se aprofundar nele, esse público está muito mais suscetível à compra do produto ou serviço que você tem para oferecer e com certeza acompanhará seus próximos passos devido sua identificação.

Nutella

O Conteúdo Nutella, podemos dizer que é algo que vem derivado do Raiz, como dissemos anteriormente, são materiais menos densos e mais breves, tem o mesmo objetivo de informar sua audiência, porém de forma mais fácil de consumir o conteúdo.

Podemos afirmar que um conteúdo Raiz pode gerar 2 ou mais conteúdos Nutella, essa ação permite que você crie bastante conteúdo para sua audiência e otimize tempo.

O público que está disposto a consumir esses materiais mais simples, é aquele que sabe que o tema existe, mas não conhece sobre, ou não sabe, mas devido ao material curto e informativo, fica interessado em saber mais.

A utilização de Conteúdos assim é de extrema importância, pois o público que os consome, uma hora se encontram na necessidade de buscar informações mais específicas e passam a consumir de seus materiais profundos. 

RECOMENDAÇÃO 

O que eu posso afirmar é que ambos têm sua importância e valor informativo. Recomendo que comece a colocar em prática da seguinte forma:

Primeiramente, tenha em mente que o segredo para que algo dê certo é a constância, então comece a proporcionar para sua audiência, um conteúdo por dia, caso não seja possível, um a cada dois dias, assim você fará de três a sete materiais por semana.

Pensando em sete, um por dia, faça a divisão de dois conteúdos Raiz e cinco Nutella. Lembre-se de otimizar tempo na produção dos conteúdos maiores, e tente extrair deles os 5 mais breves para a composição da semana.  

Com o passar do tempo, fazer isso será algo fluido e simples, a carência de seu público por mais e mais conteúdos será certa e assim, sua audiência será cada vez maior. 

Outra dica que posso te dar é realizar esses materiais em forma de vídeo, pois grande parte dos seres humanos são muito mais atraídos por vídeos e áudios.

Mas isso não significa que não tenha que fazer textos como E-books, Artigos e Copys para postagens, porque se fosse assim, você não estaria lendo este material Raiz que estou te proporcionando.

6 Ferramentas que podem te ajudar a criar seu conteúdo

Agora que você chegou até aqui, e sabe como definir a Roma de sua audiência e quais tipos de conteúdos que você pode trabalhar, Raiz ou Nutella. Tenho uma informação que irá potencializar ainda mais a qualidade e a retenção de seus conteúdos. Com elas e com o conhecimento que adquiriu, é basicamente impossível não conseguir elaborar um bom conteúdo Hypado (Em alta).

São 6 ferramentas disponíveis para qualquer pessoa que possua acesso à internet que podem ajudar na hora da criação de seu conteúdo. A seguir, vou apresentá-las para você e explicar como pode usá-las.

Google ADS

Provavelmente já deve ter escutado ou visto sobre o Google Ads, uma ferramenta muito utilizada no mundo do Marketing Digital na construção de sites.

Além disso ela pode ser usada para te auxiliar na criação de um conteúdo com o planejamento das palavras-chave que irá usar (Palavras-chave são termos ou frases compostas por uma ou mais palavras que estão sendo mais pesquisadas no momento).

Quando você as utiliza em seu conteúdo de forma consciente e estratégica, provavelmente terá em sua composição, frases e termos que estão sendo procurados com frequência no Google

Assim, caso seu conteúdo esteja disponível para o Google, sempre que pessoas realizarem pesquisas com o assunto e as palavras-chave que usou, seu conteúdo tende a aparecer para elas de forma orgânica.

Quando se trata das pesquisas que estão em alta por todo o mundo, o Google Trends te dá esse direcionamento, é bem parecido com o Google ADS, porém a diferença está no resultado que apresenta.

Aqui, ele não nos dá palavras-chave sobre o assunto que estamos pesquisando, mas sim as perguntas mais frequentes que foram realizadas no Google com relação ao tema pesquisado. 

Podemos ter acesso a essa informação na própria página de resultado de pesquisas, geralmente é necessário que desça um pouco a página para encontrar este campo:

Nele, estarão as perguntas mais frequentes e Hypadas sobre o assunto que quer escrever.

Ter a resposta delas em seu conteúdo, ou uma delas, ajudará a qualificar o material.

Answer the Public

Quando o problema é a falta de ideias, o Answer the Public é a ferramenta que te ajuda a clarear a mente.

Ela sugere temas com base no seu nicho.

Temas que estão em alta nos principais métodos de busca, garantindo assim que o tema redigido seja de interesse e atraia uma boa audiência.

Seu uso é similar ao do Google, porém com outras fontes de pesquisa.

Ubersuggest

Pensando no SEO (Search Engine Optimization) do material, que em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. O Ubersuggest pode ser uma boa opção também, por ser uma das ferramentas mais completas.

Nela é possível realizar análises na estrutura de Websites e dessa análise extrair tópicos para a produção de novos conteúdos.

Assim, além de poder realizar análises em sites com o mesmo assunto que o seu, pode realizar em seu próprio site, permitindo uma reciclagem em seu conteúdo. 

Keyword Tool

Aqui vai mais uma ferramenta para você que quer criar conteúdos bons.

A Keyword Tool traz ideias de palavras-chave para usar não apenas no Google, mas em conteúdos publicados no Youtube , Amazon, Instagram, Twitter e outros canais. Keyword em portugués significa palavra-chave e Tool significa ferramenta, ou seja, ferramenta de palavras-chave.

Essa opção de ferramenta pode te auxiliar, assim como o Google ADS, porém com mais opções de plataformas para consulta. Utilizar as duas de forma conjunta, traz para você ainda mais convicção e certeza de qual palavras-chave usar.

Headline Analyzer

Essa ferramenta é o nosso inspetor de qualidade na área de criação de conteúdo. Ela avalia os títulos do seu material para ver se estão de acordo com os padrões de qualidade do Google. Basta colocar seu título no espaço direcionado na plataforma clicar Enter, assim terá sua análise.

O papel dela é de extrema importância.

Afinal, você não gostaria de perder um tempão elaborando um material, se dedicando e colocando conhecimentos para não pegar a aprovação de qualidade dos padrões do Google

Conclusão:

Seu conteúdo só tende a melhorar com tudo que falamos.

Com a definição da Roma, a escolha e a estratégia dos conteúdos Raiz e Nutella e as 6 ferramentas.

Tudo isso irá ajudá-lo muito nas escolhas de Temas Hypados e palavras-chave em alta. Ajudando você a construir um conteúdo de relevância e qualidade. 

Se gostou dessas dicas deixe aqui o seu comentário.

Isso ajuda muito a fazer o nosso conteúdo chegar até outras pessoas que também precisam de dicas como essas.

Conheça a melhor Agência de Marketing digital de São Bernardo do Campo!

Para não perder nossos conteúdos, siga nossas redes sociais @blogconsultor e participe de nossas aulas no nosso Canal do YouTube.

Quer aprender a Influenciar pessoas e melhorar sua comunicação? Conheça o nosso artigos sobre Gatilhos Mentais e sobre Como Fazer o Marketing Digital da Minha Empresa.

FORTE ABRAÇO!

Confira abaixo mais artigos!

Produtividade em Conteúdo e Vendas com (IA) Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) está transformando o mundo dos negócios, oferecendo soluções inovadoras para...

Napoleon Hill é um nome lendário no campo do desenvolvimento pessoal e da autoajuda. Seu trabalho pioneiro e...

Gerônimo Theml: Transformando Vidas Através do Coaching e Motivação

Gerônimo Theml é um nome proeminente no mundo do coaching e desenvolvimento pessoal no Brasil. Com uma...

Paulo Vieira: Um Guia Completo Sobre o Influente Coach e Autor

Quando falamos sobre coaching e desenvolvimento pessoal no Brasil, um nome se destaca: Paulo Vieira. Ele não...

Comunicação Eficaz: Princípios do Livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”

"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", de Dale Carnegie, é um dos livros mais influentes no campo das...

Como Aplicar a Programação Neurolinguística (PNL) no Ambiente de Trabalho

A Programação Neurolinguística (PNL) oferece ferramentas valiosas para melhorar a comunicação e o...

A Evolução das Redes Sociais: De Plataformas Antigas a Novas Tendências

As redes sociais revolucionaram a maneira como nos conectamos, compartilhamos informações e fazemos...

Dominando o Instagram para Negócios: Anunciar, Engajar e Atrair Clientes

O Instagram tornou-se uma ferramenta essencial de marketing para empresas de todos os tamanhos. Neste...

VSL: A Chave para Conversões Altas

No mundo do marketing digital, a Video Sales Letter (VSL) emergiu como uma ferramenta poderosa para...

Estruturando um Time de Vendas B2B de Alto Desempenho

No mundo competitivo do marketing B2B, ter um time de vendas bem estruturado e eficaz é fundamental. Este...
Agência de marketing especialista em vendas