COMO AUMENTAR A INTERATIVIDADE NAS REDES SOCIAIS

Essa é, com certeza, a pergunta de muitos que querem crescer nas redes sociais. Todos sabem a importância de ter bastante interatividade nas redes sociais, principalmente para os algoritmos.

A interatividade faz a sua conta se tornar mais relevante para outras pessoas, abrindo assim, uma porta de oportunidades para novos seguidores/compradores.

Isso acontece, porque depois de um tempo, os clientes passam a ter uma relação de confiança e empatia com a marca, que faz ele gostar e se identificar com o produto, se tornando um potencial cliente, e em seguida, um cliente a longo prazo.

A interatividade nas redes sociais é a comunicação do cliente com a marca, através de curtidas, comentários, reações e muito mais. Mas lembre-se, muitos seguidores, não significa muita interatividade. É preciso conquistá-los.

Nesse artigo, nós trouxemos algumas dicas sobre como aumentar a interatividade nas redes sociais e atingir os seus objetivos.

São dicas baseadas em estudos e teste rodados, de acordo com o que o público mais gosta de consumir, e o que leva eles a interagir com a sua conta.

Proposta Clara

A proposta clara é um dos conteúdos mais importantes a serem abordados nas suas redes sociais. Porque é ela que vai trazer, além da interatividade, o público certo.

Muitas vezes as marcas não deixam o seu conteúdo muito bem explicado, atraindo clientes que não são potenciais compradores, e por mais que esteja conseguindo interatividade com o público, não é o público certo.

Você tem que deixar tudo sobre a sua merca muito bem definido. Valores, como a sua marca funciona e o principal, qual o objetivo da sua marca.

Se você vende um produto, mostre para as pessoas qual o intuito de comprar aquele produto, qual a dor que aquele produto vai curar, mostre para o cliente que ele tem que comprar o seu produto.

Especifique os valores e o seu objetivo ao vender aquele produto.

Por exemplo: Você tem uma marca de produtos que não agridem o meio ambiente. Deixe claro que esse é o objetivo principal, e assim você atingirá as pessoas que estão interessadas nesse produto.

A mesma coisa com serviços. Deixe muito claro o seu diferencial, e o máximo de informações sobre o seu serviço, para que assim, as pessoas certas cheguem até você.

Não se esqueça de passar muita transparência para os seus clientes.

Estratégia de enquetes

Essa é uma dica importantíssima para gerar interatividade nas redes sociais.

Atualmente, uma nova ferramenta foi criada nas redes sociais. Hoje, nós temos a opção de adicionar uma enquete em nossas publicações.

Mas o que essa enquete pode trazer para você?

Além de interatividade, é claro, você ainda pode conhecer o seu público melhor, a fim de melhorar os seus produtos, de acordo com a vontade deles.

Se você é um corretor, por exemplo, e procura o lugar perfeito para anunciar para o seu cliente, use as redes sociais a seu favor.

Você pode criar enquetes do tipo “Você gostaria de ter um mercado perto da sua casa?” e até melhor “O que não pode faltar perto da sua casa?” e fazer eles responderem, tanto as enquetes de alternativa, quanto as perguntas que eles precisam escrever para dar a resposta.

Tome cuidado quando for utilizar esse tipo de conteúdo. Muitas vezes o cliente deixa de responder por “preguiça”. Evite esse tipo de trabalho para o seu cliente, apontando perguntas claras, objetivas e fáceis de responder.

Dessa maneira, o cliente vai se interessar pelas suas enquetes, e passará a estar sempre presente em suas publicações, podendo até mesmo enviar para algum amigo conhecer o seu perfil também.

Vídeos humanizados

Os vídeos humanizados trazem um conteúdo que deixa o público mais próximo da conta. Principalmente se você é muito ativo lá.

Esses vídeos são aqueles que apresentam o lugar, os funcionários, o dia a dia, a preparação e muito mais, isso no caso de empresas.

Como exemplo, vamos dizer que a sua empresa é do ramo alimentício, e que você vende doces.

Seria muito interessante você postar conteúdos humanizados como o seu dia a dia preparando todos os produtos, escolhendo os ingredientes, dando os toques finais, passando sempre uma energia positiva para quem assiste.

Por isso, além de postar esse tipo de conteúdo, é importante que você mostre um ambiente organizado e limpo. Caso contrário, as pessoas não terão uma boa impressão do seu trabalho. E não é isso que você quer, certo?

Conhecer muito bem a marca é um passo extremamente importante para gerar mais conexão com os clientes. Uma vez que eles acompanham os seus conteúdos e conhecem você de pouquinho em pouquinho, você vai conseguir gerar o que deseja.

A tão sonhada interatividade!

Por isso, use a frequência, mas não abuse dela. Para tudo existe uma dose certa, e isso vai de acordo com os seus clientes.

Marketing de Influencers

Com certeza você já pensou nas famosas publis, não é mesmo? Afinal, qual o melhor meio de gerar mais engajamento, senão por pessoas já influentes nas redes sociais?

Atualmente, os influenciadores digitais, dominam as redes sociais, e qualquer produto ou serviço que eles postam, automaticamente geram curiosidade nas pessoas que os acompanham.

Por isso, um dos meios de gerar maior interatividade e engajamento da sua marca, é investir nesse tipo de marketing.

Você tem duas opções para adquirir ele:

  1. As publicidades pagas, onde a marca paga para os influenciadores postarem
  2. Publicidade por merecimento, onde os influenciadores não recebem nada da marca

É claro que se a sua marca não for grande, e não tiver como investir nesse tipo de propaganda, você não deve fazer isso. Não entre em dívidas enormes para fazer o teste.

Você pode planejar e guardar uma determinada quantia para isso, mas nunca faça algo desse tipo sem o determinado planejamento!

Feed planejado

Tudo dentro da rede social que você deseja utilizar para atingir o seu público deve ser planejado.

O ideal é que você faça um calendário semanal ou mensal para as suas publicações, postando todo o tipo de conteúdo que o seu público gosta de consumir.

Mas como saber qual o conteúdo que o meu público gosta de consumir?

Essa é fácil, basta fazer a análise de métricas, analisar os famosos “Insights”, que vão te dizer qual foi a publicação que mais teve interação, reações, qual postagem mais impactou o seu público, é claro que positivamente.

Assim, fica mais fácil de entendê-los. Mas não se prenda somente a um estilo de postagem, senão o seu conteúdo vai cair na mesmice.

Por isso, é muito bom fazer testes, mas para tudo é preciso um planejamento.

Seguindo na ideia de confeitaria. Você pode fazer um teste e ver se o seu público gosta de interagir com vídeos de receitas, ou vídeos sobre dicas de confeitaria por exemplo.

Para planejar o seu conteúdo, você pode usar e abusar das suas enquetes. Hoje em dia as pessoas são muito sinceras, e elas respondem, sem medo, o que gostam ou não de consumir.

Então, nunca deixe de planejar, para que tudo saia como esperado. E lembre-se da frequência das postagens, esse também é um fator super importante.

Funil de destaques

Por último, mas não menos importante… os destaques.

Criar um funil de destaques ajuda o seu público a se sentir mais próximo de você. Nos destaques você pode apresentar a sua empresa, apresentar feedback de clientes, e tudo o que for fazer o seu cliente sentir-se mais próximo da sua marca.

Os destaques são pontos importantes, porque é uma das primeiras coisas que chamam atenção quando alguém entra no seu perfil. Os destaques são a porta de entrada para visitantes olharem o seu perfil.

Se eles se interessarem pelo conteúdo que o destaque apresenta, então eles vão se interessar pelo conteúdo que você apresenta no feed.

Por isso é tão importante criar conteúdos para colocar nos destaques, mas é ainda mias importante criar um conteúdo relevante.

Algumas dicas de conteúdo para colocar no destaque são:

  • Comece aqui (apresentação da empresa);
  • Produtos/Serviços;
  • Depoimentos (Feedbacks);
  • Perguntas Frequentes;
  • Dicas.

E aí? Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa desse conteúdo!

Aproveite para dar uma olhada em nosso Instagram e em outros conteúdos do nosso Blog!

Confira abaixo mais artigos!

Produtividade em Conteúdo e Vendas com (IA) Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) está transformando o mundo dos negócios, oferecendo soluções inovadoras para...

Napoleon Hill é um nome lendário no campo do desenvolvimento pessoal e da autoajuda. Seu trabalho pioneiro e...

Gerônimo Theml: Transformando Vidas Através do Coaching e Motivação

Gerônimo Theml é um nome proeminente no mundo do coaching e desenvolvimento pessoal no Brasil. Com uma...

Paulo Vieira: Um Guia Completo Sobre o Influente Coach e Autor

Quando falamos sobre coaching e desenvolvimento pessoal no Brasil, um nome se destaca: Paulo Vieira. Ele não...

Comunicação Eficaz: Princípios do Livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”

"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", de Dale Carnegie, é um dos livros mais influentes no campo das...

Como Aplicar a Programação Neurolinguística (PNL) no Ambiente de Trabalho

A Programação Neurolinguística (PNL) oferece ferramentas valiosas para melhorar a comunicação e o...

A Evolução das Redes Sociais: De Plataformas Antigas a Novas Tendências

As redes sociais revolucionaram a maneira como nos conectamos, compartilhamos informações e fazemos...

Dominando o Instagram para Negócios: Anunciar, Engajar e Atrair Clientes

O Instagram tornou-se uma ferramenta essencial de marketing para empresas de todos os tamanhos. Neste...

VSL: A Chave para Conversões Altas

No mundo do marketing digital, a Video Sales Letter (VSL) emergiu como uma ferramenta poderosa para...

Estruturando um Time de Vendas B2B de Alto Desempenho

No mundo competitivo do marketing B2B, ter um time de vendas bem estruturado e eficaz é fundamental. Este...
Agência de marketing especialista em vendas